Eletrecidade e Eletrônica

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Ciência da Computação

2ª Série
Eletricidade e Eletrônica

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem
desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
? Favorecer a aprendizagem.
􀀹 Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
eficaz.
􀀹 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
􀀹 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
􀀹 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
􀀹 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
􀀹 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
relativos à profissão.
􀀹 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de
um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
AUTOR:
Profa. Tatiane Jesus de Campos - AESA
Ciência da Computação – 2ª. Série – Eletricidade e Eletrônica
2 Profa. Dra. Tatiane Jesus de Campos

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências
e habilidades descritas a seguir.
􀀹 Visão sistêmica e holística da área.
􀀹 Profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à
computação.
􀀹 Competência para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e
necessidades passíveis de solução via computação.
􀀹 Capacidade de trabalhar em equipe.

DESAFIO
A Internet é considerada uma ferramenta de comunicação extremamente poderosa e o
principal veículo de transmissão e recepção de informações. Ela proporciona dinâmica e
transparência aos sistemas de comunicações, sejam estes empresariais ou pessoais.
Esta dinâmica na comunicação, proporcionada pela internet, permitiu a criação de
diversas ferramentas de troca de informações entre internautas, de forma rápida e prática.
Bons exemplos destas ferramentas são os sites de busca, como Google e Yahoo, os
mensageiros instantâneos, como MSN e Skipe, os sites de relacionamento, como Twitter,
Facebook e Myspace, e as enciclopédias livres do tipo Wiki, coma a Wikipedia.
Os wikis foram desenvolvidos para permitir a edição ou alteração de páginas web de
forma simples, rápida e colaborativa, sem a necessidade de revisão do conteúdo antes de sua
publicação. Esta idéia simples fez da Wikipédia uma das enciclopédias livres mais famosas
do mundo, por ter conquistado milhões de leitores e, para muitos possuir status de “tão
confiável quanto a Britânica”.
O grande sucesso e popularidade do modelo wiki, fez com que estes sistemas
passassem a ser usados e conquistassem grande espaço no mudo corporativo. A IBM, por
exemplo, aposta na ferramenta para facilitar a colaboração e avançar em projetos,
principalmente na área de inovação.
O acesso livre e a publicação de textos sem revisão, fatores que contribuíram com a
sua popularidade, são também o calcanhar de Aquiles do modelo. As maiores críticas
indicam a existência de textos incompletos, superficiais e até mesmo plágio.
Saiba mais sobre o tema lendo os textos disponíveis em nos textos [O’BRIEN, 2010] e
[NETO, 2010].
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Computação – SBPCO (entidade fictícia)
lançou no início deste ano o projeto CompWiki. Este projeto consiste na publicação de uma
wiki corporativa, editada apenas pelos membros da sociedade e de acesso universal, com o
intuito de criar uma coleção de hipertextos sobre a área, com a maior qualidade possível de
conteúdo.
Neste contexto, como profissional renomado na área e sócio respeitado da SBPCO,
você recebeu um convite da Diretoria da SBPCO para, em conjunto com mais 3 profissionais
colegas seus, escrever o conteúdo para a CompWiki. O conteúdo é de cunho técnico e diz
respeito aos princípios eletrônicos das fontes de alimentação de computadores. O desafio
consiste no estudo dos princípios de operação de um Conversor de Tensão CC/CC abaixador
de tensão, usando os dispositivos eletrônicos e teorias estudadas na aula de Eletricidade e
Eletrônica do curso de Ciência da Computação.
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Fontes de alimentação são amplamente utilizadas nos mais variados equipamentos
eletrônicos e, no contexto de nosso curso, são as responsáveis por distribuir energia elétrica a
todos os componentes do computador. De forma simplificada estas fontes de alimentação,
muita vezes chamadas de fontes chaveadas, fornecem energia aos componentes do
computador convertendo a energia alternada, proveniente da rede elétrica, em energia
contínua, apropriada ao uso em aparelhos eletrônicos.
A Figura 1 ilustra como o processo de transformação da energia alternada em contínua
é efetuado por uma fonte de alimentação.
Figura 1 – Elementos de uma fonte de alimentação
Embora possuam circuitos complexos, projetados com muito cuidado e precisão, os
princípios teóricos e os dispositivos eletrônicos usados em sua construção, são relativamente
simples e podem ser entendidos com os conceitos estudados na disciplina. Escolha a sua
equipe de trabalho e entregue ao seu professor os nomes, RA’s e e-mails dos alunos. A
equipe deve ser composta por, no máximo, 4 alunos.

ETAPA 􀊌 1
􀀹 Aula tema: Campo, potencial e diferença de potencial.
Esta atividade é importante para que você compreenda as definições relativas as grandezas
envolvidas na teoria de circuitos.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
 
PASSO 1
Leia os conceitos vistos em sala e o conteúdo sobre corrente e tensão abordados no
livro texto da disciplina.
 
PASSO 2
Considere o circuito básico de um Conversor CC/CC abaixador de tensão,
apresentado na Figura 2, e baseando-se principalmente na leitura efetuada no Passo 1,
produza dois textos com o foco para publicação web no modelo wiki, como parte integrante
do CompWiki. Os textos devem possuir entre 25 e 50 linhas, ser de produção do grupo e,
para evitar associação com plágio, deve conter indicação de todas as referências
bibliográficas utilizadas em sua produção.
Texto 1: Definição de corrente elétrica.
Texto 2: Definição de diferença de potencial.
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Figura 2 – Circuito básico de um Conversor CC/CC abaixador de tensão
 
ETAPA 􀊌 2
􀀹 Aula tema: Componentes elétricos básicos: capacitor, resistor e indutor.
Esta atividade é importante para que você compreenda os principais conceitos, semelhanças
e diferenças entre os elementos dos circuitos.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
 
PASSO 1
Utilizando os conceitos vistos em sala, leia o conteúdo sobre resistência, capacitores e
indutores do livro-texto da disciplina.
 
PASSO 2
Considere novamente o circuito apresentado na Figura 2, baseando-se principalmente
na leitura efetuada no Passo 1, produza três textos com o foco para publicação web no
modelo wiki, como parte integrante do CompWiki. Os textos devem possuir entre 25 e 50
linhas, ser de produção do grupo e, para evitar associação com plágio, deve conter indicação
de todas as referências bibliográficas utilizadas em sua produção.
Texto 3: Resistência – O que é e como funciona.
Texto 4: Capacitor – O que é e como funciona.
Texto 5: Indutor – O que é e como funciona.
 
ETAPA 􀊌 3
􀀹 Aula tema: Dispositivos semicondutores: diodos e transistores.
Esta atividade é importante para que você compreenda o princípio de funcionamento dos
diodos .
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
 
PASSO 1
Leia atentamente o texto Retificadores, encontrado em [FURLAN, 2002].
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PASSO 2
Considere novamente o circuito apresentado na Figura 2, baseando-se principalmente
na leitura efetuada no Passo 1, produza um texto com o foco para publicação web no modelo
wiki, como parte integrante do CompWiki. O texto deve possuir entre 25 e 50 linhas, ser de
produção do grupo e, para evitar associação com plágio, deve conter indicação de todas as
referências bibliográficas utilizadas em sua produção.
Texto 6: Diodo – O que é e como funciona.
 
ETAPA 􀊌 4
􀀹 Aula tema: Componentes elétricos básicos: capacitor, resistor e indutor. Dispositivos
semicondutores: diodos e transistores.
Esta atividade é importante para que você compreenda o princípio de funcionamento dos
elementos quando inseridos em um circuito elétrico .
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
 
PASSO 1
Considerando que o circuito apresentado na Figura 2 possui dois estágios de
funcionamento, um quando o interruptor está “fechado” e conduz corrente elétrica, e outro
quando está “aberto” e não conduz corrente elétrica, observe e discuta com o grupo os dois
circuitos apresentados nas Figuras 3 e 4.
Figura 3 – Circuito resultante no estágio interruptor “fechado”
Figura 4 – Circuito resultante no estágio interruptor “aberto”
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PASSO 2
Considerando as observações do grupo sobre os dois circuitos apresentados nas
Figuras 3 e 4, baseando-se principalmente nas leitura já efetuadas e nos textos já produzidos,
produza três textos com foco para publicação web no modelo wiki, como parte integrante do
CompWiki. O texto deve possuir entre 25 e 50 linhas, ser de produção do grupo e, para evitar
associação com plágio, deve conter indicação de todas as referências bibliográficas utilizadas
em sua produção.
Texto 7: Indutor – Escreva um texto explicando o procedimento de carga e descarga
do indutor nos circuitos apresentados. Como forma a ilustrar seu texto esboce as formas de
onda de tensão e corrente sobre o indutor nos dois estágios.
Texto 8: Capacitor – Escreva um texto explicando o procedimento de carga e descarga
do capacitor nos circuitos apresentados. Como forma a ilustrar seu texto esboce as formas de
onda de tensão e corrente sobre o capacitor nos dois estágios.
Texto 9: Diodo – Escreva um texto explicando o procedimento como o diodo interfere
no funcionamento do circuito. Como forma a ilustrar seu texto esboce as formas de onda de
tensão e corrente sobre o diodo nos dois estágios.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Seguem alguns exemplos de como referenciar corretamente obras consultadas:
BOYLESTAD, Robert L. Introdução à Análise de Circuitos. 10ª ed. São Paulo: Pearson Education, 2006.
MOHAN, Robbins. Power Electronics, Converters, Applications and Desig. John Wiley & Sons, Inc,
1989, ISBN 0-471-58408-8
O’BRIEN, Lacy; KOREN, Miguel. Xwiki, Um wiki de segunda geração,
http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM43_56-61.pdf, 2010. Acessado em
21 de janeiro de 2010.
NETO, João. Wiki: um novo conceito de internet nas empresas, http://www.oficinadanet.com.br/
noticias_web/330/wiki_um_novo_conceito_de_internet_nas_empresas, abril de 2010. Acessado em 21 de
janeiro de 2010.
FURLAN, Rogério. Retificadores, http://www.lsi.usp.br/~roseli/www/psi2307_2004-Teoria-1-
Retif.pdf, dezembro de 2002. Acessado em 21 de janeiro de 2010.

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